domingo, 7 de fevereiro de 2016

Microcefalia na Visão Espírita

Por: Antônio Gonçalves
Os diversos casos de microcefalia que estão ocorrendo por todo o Brasil, e com mais intensidade no Nordeste, com os números cada vez mais aumentando, faz-nos indagar: por que isto está acontecendo?

Para nós espíritas isto não é por acaso. Na visão da Doutrina Espírita esta situação enquadra-se nas chamadas provações coletivas, é um resgate coletivo. São espíritos que trazem necessidade de provas ou expiações semelhantes, nisto são atraídos a lugares ou situações, onde graves desequilíbrios destes espíritos são tratados em conjunto. Sobretudo nas doenças chamadas de congênitas, que a criança já traz ao nascer, não pode ser atribuída ao acaso ou a má sorte elas passarem por esta situação.

Há casos também em que esses espíritos reencarnam com este problema para ajudar os familiares a desenvolverem boas qualidades, a terem mais paciência, para desenvolver o cuidado pelo próximo, a compaixão, a generosidade...

O Espiritismo nos esclarece que estamos num mundo de efeitos, de consequências, onde percebemos que na reencarnação encontra-se o “por que” para compreendermos o que está ocorrendo, as causas e as consequências.

Nas questões 132 e 133 de O Livro dos Espíritos, encontramos os seguintes esclarecimentos: Que Deus impõe a encarnação com o objetivo de fazer os espíritos chegarem a perfeição. Para alguns a encarnação é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisto é que está a expiação. (...)
Todos nós necessitamos de reencarnarmos, pois todos nós fomos criados simples e ignorantes; instruímo-nos nas lutas e nas tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não poderia fazer a alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte, sem mérito. Os espíritos que seguem o caminho do bem alcançam mais depressa o objetivo. Aliás, as dificuldades da vida, frequentemente, são consequências da imperfeição do espírito; quanto menos tenham de imperfeição, menos tem de tormentos. (...)

Estamos vivenciando um momento crucial no progresso do planeta Terra, e no nosso progresso. Esta é a encarnação que melhor nos preparamos através das outras encarnações. É a grande chance e a grande oportunidade para nos tornamos indivíduos melhores. E para esses espíritos que nasceram com o corpo físico com microcefalia é uma grande oportunidade de reajuste de dividas passadas, é uma reencanação impar para eles, mesmo que seja por breve instantes, ou pela experiência de passar por isso, ou que vivam por anos; tanto para eles como para os familiares .

Sabemos que a Terra está passando pela mudança de uma Era para outra, deixando o mundo de Provas e Expiações para o mundo de Regeneração. Tudo que estamos vivenciando seja desencarnes coletivos, seja reencarnações de resgate coletivo, é para acelerar o processo de quitação de divida do mundo em estagio de Provas e Expiações, pois não se pode chegar um novo estagio moral na Terra com as dividas e os sofrimentos atuais. Só irão ficar na Terra os espíritos que assumirem o compromisso com o bem, espíritos com a moral adequada para habitar o mundo em estagio evolutivo de Regeneração. Por isso que as dividas tem que serem pagas, e por isso que está havendo esse aceleramento para o pagamento dos débitos desses espíritos, e tudo isso acontecendo por meio da Lei de Causa e Efeito, da ação e da reação.

Assim, os débitos de vidas anteriores que tal espírito contraiu e acarretou tal deficiência, é sanado com essa atitude de encarnar com a microcefalia. Décadas atrás a incidência de casos de deficiência física era muito grande, e se apresentando de diversas formas as deficiências físicas, atualmente os espíritos estão nascendo com doenças emocionais, psíquicas, é a mente que está sofrendo atualmente. Tendo diminuído os casos de deficiência física, pois os espíritos que precisavam passar por tais circunstancias já terem quitado tal divida, contraída por erros em vidas passadas. É por isso que esta é a grande chance, quem sabe uma das ultimas chamadas para esses espíritos quitarem suas dividas e a dos seus familiares por meio da microcefalia.

Deus sempre Escreve Certo e Seu Amor e Justiça nunca falham. Temos que entender que os espíritos desses bebês, são espíritos que já viveram muitas outras vidas, com erros e acertos. Os aspectos espirituais por trás desta situação é que são espíritos que precisam passar pela experiência da microcefalia, é como se fosse um processo de cura para as dificuldades espirituais desses espíritos.

Que as mães não abortem esses bebês de forma alguma, porque se houver um caso na família de microcefalia é porque a família necessita desta experiência para desenvolver boas qualidades. Porque se nascer na família um bebê com alguma deficiência física é necessidade da família e do bebê. A família tem que se doar, porque tudo tem uma razão de ser. É a Justiça Divina atuando, mesmo que não compreendemos atualmente, para que alcancemos a luz.

Que as mães, os pais e os familiares agradeçam a Deus por esta oportunidade bendita, por receber estes espíritos sofredores, que vão precisar dos seus pais, responsáveis, familiares, de todo o amor, carinho, da servidão, para se dedicarem a estes espíritos, dando condição a eles de cura para o espírito, através desta oportunidade. Quando servimos crescemos. É um crescimento mútuo, para os pais e para o filho, muitos casos podem ser resgates de dividas dos pais com os filhos de outras vidas, outros casos os bebês podem assim nascer para sensibilizar os pais e familiares, e outros podem ser a necessidade do espírito de nascer desta forma e os pais o acolhem para ajuda-lo e isto já foi estabelecido no plano reencarnatório, antes dos pais e filhos nascerem.

Que esses casos sirvam para a sociedade em geral, para sensibilizar-nos e nos voltarmos mais para o bem, para o amor, para a caridade... Uma nova era está chegando, e temos que cada dia sermos pessoas melhores. O tempo urge, e os trabalhos estão sendo acelerados. Colhemos o que plantamos isto através dos séculos, isto é a lei de causa e efeito, ação e reação. Mas, sobretudo, confiemos em Deus Pai. E nos ensinos de Mestre Jesus, pois Ele afirmou: “Das ovelhas que meu Pai me confiou, nenhuma se perderá.”

“Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.“ (Romanos 8:28)
Fonte:http://letraespirita.blogspot.com.br 

17 comentários:

  1. Tudo isso é muito bonito, muito importante de ser observado, no entanto a realidade é outra e muitas pessoas estão encarando este momento como uma grande oportunidade de efetivar um processo de eugenia institucionalizado e aceito como correto e moral, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja apenas mais um momento dos habitantes deste planeta provarem sua evolução moral e ética, exercitando a lei do amor e realizando as escolhas adequadas às Leis de Divinas de amor, Justiça e caridade dando continuidade ao processo de evolução. Aqueles que comprovarem, por intermédio de suas escolhas, seu nível de evolução adequado ao próximo estágio que viverão os habitantes da Terra, que prosseguirão caso seja necessário, vinculados á ela no seu processo reencarnatório dando execução ao seu projeto personalizado de avanço moral e elevação espiritual até que não precise mais reencarnar ...

      Excluir
  2. Como seria bom que todos lessem este informe, acredito em tudo e tenho certeza de como precisamos de aprender a ser melhor.


    ResponderExcluir
  3. Interessante esse informe.Certamente é a explicação de tudo que
    nos envolve.Idas e vindas, para uma evolução digna e ser merecedor
    de uma nova era.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso é verdade,mas a maioria de nós,inclusive eu e minha pobre alma pecadora;ainda não temos a percepção dessa realidade.Estamos fechados em nosso mundo egoísta,cegos pela ilusão da matéria.Mas vai chegar o momento em que teremos que acordar e enfrentar nossos medos,e lutarmos para a purificação de nossa alma,para que possamos seguir rumo à luz do amor que os espíritos amorosos nos oferecem e que nós recusamos a todo momento através de nossas ações.

    ResponderExcluir
  5. DEUS NÃO PERMITE INJUSTIÇA. NÃO EXISTE BALA PERDIDA - NÃO SE ESTA NA HORA ERRADA NO LOCAL ERRADO - LEMBRA! NÃO CAI UMA FOLHA DA ÁRVORE SEM A PERMISSÃO DE DEUS...

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a visão espírita sobre a microcefalia mas, também, devemos destacar a evolução científica que está ocorrendo ao se tratar dessa doença. O avanço científico através da eugenia, seria a melhor forma de eliminarmos diversas doenças incuráveis do corpo humano. Faz parte da Nova Era que os avanços tecnológicos e a espiritualidade se unam para o bem comum.

    ResponderExcluir
  7. ESTOU REALMENTE EMOCIONADA COM O QUE LI...QUE DEUS ESTEJA CONOSCO PARA ACERTARMOS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita,essa fundamentação, pois nos permite uma alegria de luta por estarmos pisando em lugar certo;usei a palavra certa,por causa das mulheres,que precisam intelectualmente, entrar nessa luta,usando sua vernalização, na explicação verbalizadas desses problemas;vejam o que,um amigo, na Casa Espírita me fez:-Ei,Carlos, esse cadeirante,nosso amigo e médium que aí está,não se deve "consertá-lo,pois tem que estar aí pagando seus débitos. Como meu amigo estava haciendo uma experimentação oral,e sabendo que ele era uma boa pessoa, apenas lhe respondi:-Seu sofrimento, nos faz sermos amorosos,com nossas sabedorias. Pergunto a vocês agora:-Como a mulher responderia a essa equação?C Garanto que com um afago ou aconchêgo que não teria, mas sim,estar pronto para uma situação masculina.Obrigado.

      Excluir
  8. Creio plenamente em todo e qualquer tipo de cirugia espirituais
    e fico emocionado com todo tipo de informação, que vem da espiritualidade...

    ResponderExcluir
  9. Uma explicação que traz conformismo e não alivio. Jesus diz que venham a mim os que estão cansafos e sobrecarregados e eu darei descanso... O sangue dele foi suficiente pra pagar minha dívida... Pra então termos uma eternidade perfeita ao lado dele... Respeito a opinião mas isso não esclarece ... Leia a Bíblia começando pelo novo testamento... Procure uma Bíblia em ordem cronológica e entenderá o plano de Deus pra humanidade... Que o Espírito Santo ilumine sua mente e confirme em seu coração. Deus abençoe! Paz! ��

    ResponderExcluir
  10. Respeito opinião mas... Jesus nos dá outra direção. Ele diz venham a mim todos que estão cansados sobrecarregados e darei descanso... A sua vida morte e sangue derramado foi suficiente pra trazer a purificação e nos ligar com Deus completamente. Vivermos uma vida eterna com Deus.... Pra mim essa explicação acima traz coformismo e peso na aceitação... Devemos aceitar entendendo que Nele podemos suportar e aprender mas isso não tem objetivo de salvação mas sim de tornarmos esse mundo melhor apontando pra esperança que há Nele. Deus anda conosco...
    Já que citam a Bíblia recomendo fortemente que leiam a Bíblia CRONOLÓGICA pra conhecer o que Deus deixou na inspiração de homens conhecendo a história da humanidade e a missão de Jesus pra nós...
    O mundo sempre foi decaído... Muda com o tempo a malignidade mas sempre houve e sempre haverá... Mas apesar disso eh possível andar em paz alegria vida plena ... Fazemos o bem sem esperar salvação nisso... Mas fazemos o bem como agradecimento por todo o bem que Ele nos fez pois por nós mesmos eh impossível... Ele nos faz andar acima das circunstâncias.
    Em Jesus há salvação superacao AMOR!
    Bjo no coração... Com todo respeito ... Apenas expondo meu ponto de vista. paz!

    ResponderExcluir
  11. Como é bom e consolador essas explicações do ponto de vista espirita...nos dá força para continuar a luta, rumo a ao crescimento e evolução espiritual. Muita luz para todos.

    ResponderExcluir
  12. Bonita e esperançosa tal resposta espirita, porém, sempre é colocada a mesma resposta genérica para situações de sofrimento, como provações coletivas. Ao recorrer a explicação da reencarnação nos coloca no lugar de aceitação da nossa condição, vejo como castigo e dividas a serem pagas. Percebo que quanto mais temos uma sociedade carente dos recursos públicos e fragilizada pela desonestidade, a religiosidade cai como uma luva para o conformismo.

    ResponderExcluir